Páginas

quarta-feira, 31 de março de 2010

Deficiencia de G6PD mais resumida

Entenda um pouco mais da Deficiencia do G6PDNomes alternativos:
anemia - hemolítica por deficiência de G6P, deficiência de G6PD, anemia hemolítica por deficiência de G6PD

Definição:
Defeito hereditário das enzimas, ligado ao sexo e que resulta na ruptura dos glóbulos vermelhos quando a pessoa sofre um estresse por uma infecção ou por causa de certos medicamentos.

Causas, incidência e fatores de risco:
A deficiência de G6PD é um distúrbio hereditário recessivo ligado ao cromossoma X e cujo principal efeito é a redução de G6PD nas células vermelhas do sangue, resultando em hemólise e anemia, ou aguda (hemolítica) ou crônica (esferocítica).

Nos Estados Unidos, a incidência de G6PD é maior entre a população negra, com uma freqüência de heterozigotos (condição de portador com um gene normal e outro anormal) de 24%, e cerca de 10% a 14% dos homens desse grupo são afetados. O distúrbio pode, ocasionalmente, afetar algumas mulheres de raça negra de forma moderada (dependendo de sua herança genética). Os portadores desta doença normalmente não são anêmicos e não mostram sinais até que suas células vermelhas fiquem expostas a um oxidante ou ao estresse.

Os medicamentos que podem precipitar esta reação incluem:

agentes antimaláricos
sulfonamidas (antibióticos)
aspirina
medicamentos antiinflamatórios não esteróides (NSAIDs)
nitrofurantoína
quinidina
quinina
outros
O distúrbio também pode resultar da:

exposição a certas substâncias químicas, como aquelas presentes nas bolas de naftalina
Essa exposição porém, não afeta a anemia esferocítica crônica.

O risco de uma crise hemolítica pode ser reduzido pesquisando-se os antecedentes familiares da pessoa em busca de qualquer evidência de anemias hemolíticas ou esferocitose, ou então fazendo-se um teste antes de se administrar medicamentos pertencentes aos grupos químicos acima relacionados.

Em geral, os episódios são curtos, pois a atividade de G6PD das novas células vermelhas produzidas é normal.

Os fatores de risco para este distúrbio são: ser de raça negra, do sexo masculino ou possuir antecedente familiar de deficiência de G6PD. Um outro tipo de distúrbio pode se desenvolver em pessoas de raça branca originárias da Bacia do Mediterrâneo, com episódios mais prolongados e mais graves que os outros tipos do distúrbio.

66 comentários:

  1. Qual a alimentação adequada para que tem esse problema de g6pd?

    ResponderExcluir
  2. OLA ACHEI INTERESANTE SEU BLOG.. MEU FILHO GUILHERME TEM 12 ANOS E TAMBEM A DEFICIENCIA, NO COMEÇO FOI DIFICIL FICAVA INTERNADO DIRETO MAS GRAÇA A DEUS COLOCARAM UM HOSPITAL OTIMO NO CAMINHO DELE E HJ JA NAO SENTE TANTA DOR E JA ESTA DE ALTA JA FAZ DOIS ANOS. GOSTARIA DE MANTER CONTATO.. BJS TE MAIS

    ResponderExcluir
  3. Olá! Meu filho também tem a deficiência de G6PD e por isso criei um grupo no Yahoo onde podemos trocar experiências e informações. Inclusive no grupo está disponível para dowload a lista da APAE com os medicamentos e alimentos proibidos para portadores de G6PD. Gostaria de contar com sua participação. Para entrar no grupo mande um e-mail para g6pd_brasil-subscribe@yahoogrupos.com.br ou acesse http://groups.yahoo.com/group/g6pd_brasil . Abraços, Priscilla - prijujane@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. OLÁ, EU TENHO UM FILHO DE DOIS ANINHOS E ELE TEM A DEFICIÊNCIA DE G6PD. ELE VIVE INTERNADO. A PRIMEIRA VEZ, FOI POR CAUSA DA CHIRELLA. A SEGUNDA FOI UMA INFECÇÃO INTESTINAL. TERCEIRA UMA PNEUMONIA. A PEDIATRA DELE DISSE QUE ISSO IRIA OCORRER COM FREQUENCIA. GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES E COMO CONVIVER COM A DOENÇA. TEM DIETA ESPECÍFICA?
    DESDE JÁ AGRADEÇO!

    ResponderExcluir
  5. Oi adorei q vc fez parabéns minha filha esta com 3 anos e também te a deficiencia até 1 ano de idade ela sofreu demais com as dores mais GRAÇAS aDEUS JÁ SEI tudo sobre essa deficiencia e hoje ela esta normal otima sem nenhuma dor mais sempre com acompanhamento médico

    ResponderExcluir
  6. oi meu filho tem trÊs anos e também tem a deficiencia ,os médicos descobriram logo no nascimento dele,teve ate que fazer transfusao de sangue,e tem acompanhamentos medicos,só que agora ele anda sentindo dores nas pernas tipo caimbras sera que isso é um sintoma da doença....

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar nessa anomalia, até que fiz umas séries de exames, foi constatado G6PD,fui descobrir aos 40 anos.
    Eliane

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Gostaria de pedir desculpas para todos os meus amigos seguidores, por não mais entrar no blog para falar a respeito da deficiencia do G6PD, Passo o Gustavo de seis em seis meses na hematologista, ela falou que a vida de quem tem essa deficiencia é normal deis de que as instruçoes seja seguida corretamente, tanto nas alimentações quanto nas medicações corretas.

    ResponderExcluir
  9. ola,meu filho tem 1 mes de vida,e descobri a g6pd no teste do pezinho...to arrasada.queria saber detalhes sobre como esta seu bebe,ele tem uma vida normal,ele sente dores no corpo? ouvi dizer tantas coisas sobre essa anomalia...preciso de uma luz! me ajude por favor...

    ResponderExcluir
  10. Olá Amiga,
    Desculpe não ter respondido antes, Sabe como é vida de mãe o tempo todo são para eles...
    Mais mãezinha calma pode ficar sossegada, ele não sente dores no corpo, também fiquei euforica quando soube mais depois dos acompanhamentos foi tudo se esclarecendo e meu bebê vive normal ...Só precisamos estarmos sempre atentas nos remedios que os medicos passam para ele sempre leia a bula e verifique na lista se ele realmente pode...Caso precise se esclrecer melhor com outras mães se associe neste grupo de mães com bebes com a mesma deficeincia dos nossos bebes é bem legal g6pd_brasil@yahoogrupos.com.br...Esse grupo me ajudou bastante..bjinhus e boa sorte mãe fica com Deus e coloque ele sempre a frente de tudo dai ficará tudo mais facil...bjos

    ResponderExcluir
  11. oi mim chamo neide meu filho tem 7 messes e descobri que ele tb tem g6pd,mas graças a DEUS ele nao tem esses sitomas que algunhas pessoas fala que seus filhos tem,os sitomas de dores e outros vao aparecer quando ele tiver mas idade e.quero resposta.

    ResponderExcluir
  12. Olá Kelly,gostei de sua atitude em fazer um blog,assim ajudando o proximo,que muitas vezes fica sem direção quando descobre essa deficiencia em nosso bebes.Mas creio que Deus está no controle.Sempre que puder responda nossos comentàrios se for possivel,e postar mais novidades que vc descobrir.Bjos que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  13. TENHO UM FILHO HOJE COM TRES ANOS E SIEIS MESES,GRAÇAS A DEUS MEU FILHO NÃO TEVE ESTES SINTOMAS,POIS DESCOBRI QUANDO ELE FEZ 2 MESES,IAMOS DAR A VACINA DE 2 MESES ,E O PARACETAMOL JA ESTAVA NA BOLSA, FOI UM CHOQUE SAI ARRASADA DO CONSUTÓRIO,A DOTORA JA VEIO COM UMA LISTA DE TUDO OS REMÉDIOS QUE ELE NÃO PODERIA TOMA ,FICOU MAS FACIL PARA ENTENDER,POIS DEUS ME SUSTENTOU ATÉ HOJE,POIS FICA MAS FACIL QUANDO A CRIANÇA SABER DESDE DE PEQUENA QUE NÃO PODE COMER CORANTE E BEBER ALGUNS REFRIGERANTE, POIS O MEU JA SABE ,QUANDO VAMOS EM FESTA ELE FALA MÃE ESTE NÃO PODE POIS TEM CORANTE, TINHAMOS QUE NOS UNIR E PEDIR,AS INDUSTRIA QUE FIZESE ALGUMAS GULOSEMAS SEM PARA ELES SABORIA BEIJOS MÃE DO THALES HENRIQUE

    ResponderExcluir
  14. gostaria de saber qual tipo de alimentaçao posso oferecer ao meu filho que tem g6pd

    ResponderExcluir
  15. OLÁ, SOU CLAUDIA DESCOBRI QUE MEU FILHO TINHA ESSA DEFICIÊNCIA NOS DEZ DIAS NO TESTE DO PEZINHO, HOJE ELE TEM SEIS MESES E EU QUERIA SABER SE ELE SENTE DOR E SE TEM ALGUMA ALIMENTAÇÃO ESPECIAL BJS OBRIGADA

    ResponderExcluir
  16. bem meu filho tem 05 anos e nunca teve dores por ter a deficiência do G6PD, temos uma lista de medicamentos conseguido pelo site da APAE e sempre levamos ela na bolsa, hoje ele é acompanhado por um hematologista, a única coisa que ele tem baixa imunidade e com isso fica mais doente que as outras crianças, mas vive a vida normalmente não se preocupem.

    ResponderExcluir
  17. Olá mamães,

    Meu filho tem G6PD e descobri com 10 dias no teste do pezinho, logo fiquei desesperada e procurei um hematologista no qual me deixou mais tranquila. Alguns médicos falam que o deficiente de G6PD demora mais a responder os medicamentos, em especial o antibiótico. Isso é verdade?
    O hematologista diz que não mais dois médicos com especialidade em alergia falaram que sim. Vocês podem me ajudar a esclarecer. Estou preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola querida é isso mesmo nao poedemos dar nenhum tipo de antibiotco para nossos bebes eu so dou Alivium para meu filho é o unico q pode e tb sou bem restrida com outras coisas sucos só natural,e de preferencia nao dou laranja e vc procura ler tudo que for comprar acido ascorbico tb nw pode e outras coisinhas mais,eu fiz uma pulseirinha para meu filho e um cracha se caso acontecer alguma coisa saberam que ele é portador de deficiencia g6pd espero ter ajudado vc eu leio bastante sobre isso ja entrei em muitos sites bjsDeus abençõe

      Excluir
  18. tou fazendo enfermagem e tou estudando justamente sobre o assunto e gostei uito desse blog! parabens por ter superado!

    ResponderExcluir
  19. minha filha tem a deficiencia e depois de muito tratamento pra curar a anemia descobrimos que uma das causas era a deficiencia de g6pd ela tinha uma infecção apos outra pra piorar as coisas descobrimos que ela tambem tem talassemia.Hoje faço acompanhamento medico e podemos levar uma vida normal.

    ResponderExcluir
  20. Soube que o Laboratório DLE no Rio de Janeiro realiza o exame por DNA e consegue identificar a deficiência de G6PD mesmo sem a manifestação dos sintomas.

    ResponderExcluir
  21. oi minha Querida, tudo bem? espero que sim
    Meu sobrinho tem a deficiencia de G6PD, eu preciso saber qual é a alimentação para uma criança com esta deficiência, eu pesquisei no site mas só encontro a lista de medicamento, não consegui achar nada sobre alimentação...bjs
    meu email é valeriaaraujo359@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. olá, gostei muito do blog, tenho algumas dúvidas sobre essa patologia, vi lendo vários materiais, pois meu sobrinho teum essa deficiencia, e uma coisa que vem nos chamando a atenção são as febres recorrentes, de duração breve -1 a 2 dias...isso é comum para essa patologia?? Como ele entrou numa creche agora, estamos ocando na sua alimentação, já que existe algumas restrições, mas como isso começou após a entrada (ele sempre foi muito saudável), estamos com receio de que não estejam fazendo correto as orientações.

    ResponderExcluir
  23. olá sou Elaine, tenho um filho de 6 meses, com menos de 2 meses descobri que ele tinha a deficiencia, mas ele nao sentia nenhuma dor e nao sente ate hj, creio que ele ja foi curado, pois desde qd me avisaram da suspeita, eu orei a Deus e determinei a cura dele, creiam vcs tbm, e orem pois Deus pode curar o filho de cada um de vcs, é so ter fé e confiança, acreditem e determinem a vitoria em o nome do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo...
    tenham fé! e receberam a vitoria.

    ResponderExcluir
  24. Descobri que minha filha de 4 meses tem essa deficiência e me sinto insegura quando se fala de alimentos. Gostaria que vc enviasse a lista para mim do que pode ou não pode. portelajoyce@hotmail.com. que DEUS nos ajude. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Minha filha de 2 anos tem def. De g6pd. De 6 em 6 meses fasso o exame no laboratório dá unimed. E no exame diz q os níveis normais sao acima de 2*2 . O dela dava sempre 1*8. So q no ultimo exame deu 1*3. Ou seja esta pior. Estou desesperada sera q vcs sabem dizer pq disso. Por favor me enviem as lista de alimentos e medicamentos. edhilene1@yahoo.com.br. obrigada de uma mae q esta sofrendo e presisano de ajuda

    ResponderExcluir
  26. Meu filho nasceu prematuro, graças a Deus foi direto para o quarto comigo não precisou ficar na UTI, então íamos ficar no hospital para ganho de peso, mas infelizmente ele teve icteria, ficou no banho de luz, mas a ictericia nao baixava, até que o resultado do exame de sangue deu muito alto, foi direto para UTI e fez a ecotransfusao a ictericia abaixou mas foi descoberto a deficiencia. Ele está com quatro meses não teve nenhuma dor graças a Deus,a lista de medicamentos eu tenho mas eu ainda não sei sobre alimentos, gostaria se caso voces souberem o que pode comer ou o que não pode enviar no e-mail vou ficar muito feliz. betomoschini@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi,meu nome é Aline, tb tenho um bebê com esta deficiência, descobrimos com 10 dias de nascido,tomei um susto fiquei muito abatida!! hj ele esta com 4 meses e até agora não apresentou problemas mas tenho muitas dúvidas quanto á alimentação, já vi que não pode dar leites e seus derivados pois contem a vitamina k, como substituir a proteína do leite e o cálcio?Muito Obrigada!1 Jesus abençoe vcs!! linerios_7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. gente , meu filho vive muito bem com esse problema , não sente dores , e usa corantes naturais , orientado pelo hematologista , acho q o principal e ficar de olho nos corantes artificiais e nas medicaçoes, o resto é vida normal. Ele já sabe o q pode e o q não pode comer , difícil é quando começa a estudar q temos q educar os professores quanto a doença , até entenderem do q se trata leva um tempo pra não identificarem como alergia, conselho: leiam rótulos de tudo, chega um tempo q vc já sabe o q dar sem ler . O melhor , serão pessoas com habtos de vida saudável.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite, meu filho de 02 anos hoje também tem essa deficiência de G6PD, mas eu sinceramente não entendi a gravidade. Graças a Deus ele é normal, cheio de saúde. A médica também disse que no caso dele é vida normal e tem uns medicamentos e disse que só não pode comer feijão branco. Será que consigo com vocês a lista de alimentos proibidos. juliacmjv@gmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  30. ola,meu filho tem 1ano e10meses e descobrir no teste do pezinho q ele tem g6pd,os pediatras q eu consultei me falaram q e so não dar alguns medicamentos q ele vai ter uma vida normal.fiz algumas pesquisas q mencionava não poder dar alguns alimentos fiquei preocupada e gostaria de saber quais são esses alimentos,pois os médicos não me falaram q tinha restrições aos alimentos.queria a lista desses alimentos.obrigada

    ResponderExcluir
  31. Também descobri esta patologia em meu filho, gostaria d ter acesso a lista d medicamentos e de alimentos. paternoatre_gra @yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  32. Bem meu nome é Tiago hoje tenho 15 anos tenho G6Pd desde que nasci, quando nasci eu desenvolvi uma serie de complicações que acho que não estavam ligado diretamente com a G6pd, graças a Deus fui curado a única coisa que tenho que conviver é a G6pd, hoje vivo normalmente, não sinto absolutamente nada, apenas tenho que fazer exames de sangue de 6 em 6 meses e claro sempre andar com a lista de medicamentos proibidos que aqui no RJ e fornecida pela Hemorio. Obs.: Eu desenvolvi uma série de alergias ( 23 da parte alimentícia e mais um monte em medicamentos ) incrivelmente os medicamentos que possuo alergia a maioria são os mesmos da G6pd pois o corpo apresenta uma certa rejeição, hoje após 3 anos de tratamento de vacinação semanal a alergia alimentícia reduziu para apenas 9 são: corantes, mineirinho, camarão, limão, abacaxi e etc, não sei se isto pode estar ligado a g6pd mais acho que é bom sempre fazer exame de alergia pra quem tem g6pd...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago, vc poderia passar todos os nomes de alimentos que ti dão alergia? e os que davam também...pois nunca sei o que posso dar para minha bebê... e assim poderia ter uma idéia do que dar ou não...ela tem 8 meses...Sobre o feijão é somente o de fava ou carioquinha está incluído na proibição? Porque coloco caldinho de feijão na papinha dela e ela nao teve reação...Corantes, quase tudo tem corantes...Será que danoninho faz mal? Obrigada

      Excluir
    2. Olha eu indico procurar um alergista para fazer o exame, pois a alergia vc pode ter e ñ se manifestar, exemplo eu sempre usei amoxilina( Atibiotico )porém só se manifestou a alergia depois de vários tratamentos já feitos e isso em menos de uma hora o corpo empolou, fiquei vermelho, e o ouvido fechou e cheguei no hospital ja tremendo fui direto tomar remédio na veia para nun correr o risto de fechar a garganta... A alergia varia no metabolismo de cada um, pode ser que a criança tem mais possibilidade de desenvolver as mesmas alergias dos pais... Enfim procure o Alergista mais proximo...

      Excluir
    3. Olá Tiago, gostaria de te convidar a fazer parte do nosso grupo no facebook, o grupo é Mães G6PD, seria muito legal ter um jovem para acalmar as outras mães para mostrar a elas que mesmo com a def de g6pd nossos filhos serão crianças normais! Por favor se puder nos ajudar lá seremos gratas!

      https://www.facebook.com/groups/494789580627636/

      Excluir
  33. Meu nome é Andrea e tenho uma bebê de 8 meses e ela tem a g6pd...Ontem fui na pediatra,ela está com uma infecçãozinha e a dra passou azitromicina...Alguem sabe me dizer si é contraindicado? Pois na lista de medicamentos que tenho não fala de azitromicina...Alguém pode me ajudar? obrigada.

    ResponderExcluir
  34. Meu nome é Elisangela meu filho tbm tem a g6pd e o médico tbm medicou azitromicina, procurei na lista a na net.tbm estou com essa dúvida se poderem me ajudar o mais breve possível ficarei grata.

    ResponderExcluir
  35. oi kelly amei muito ler essas coisas nossa seu blog me deu mais força sabe tava tão triste mais Deus ta no barco meu nome e jessica meu filho tem 3 anos ele possui essa doença g6pd mais ele e saudavel brincalhao apronta mais tava com tanto medo de perde meu filho nossa em dezenbro que eu descobri ele ficou enternado ai fizerao muitos exames de sangue nele ai que descobrirão que ele tem essa donça no começo fiquei meio assim so que tantas gente fala tanta coisa que tava mi dando tanto medo e minha mãe nossa e louca pelo meu filho e unico neto dela eu tambem sou filha unica mais agora to ficando por dento mais dessas coisas do que ele pode ou não mais tira uma duvida minha e so eu( não dar substancia industrializada pra ele so coisa natural e medicamento que esta na listagem ne? bjs amei esse blog parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi existe uma página no facebook sobre a deficiência de g6pd, e tem um grupo também a página é Mães que cuidam - G6PD e o grupo é Mães G6PD

      Quem ainda não entrou no grupo Mães G6PD não fique de fora o Dr Sérgio hemato, esta nos ajudando no grupo, com muita paciência e dedicação tirando nossas duvidas! Nos nossos arquivos vc pode baixar alguns materiais bem esclarecedor! Também temos ajuda e apoio de uma Psicologa Clina a Dr Zingara, muito abençoada com suas sábias palavras de conforto e motivação, e a Farmacêutica Verônica, e a estudante de Fármaco Marcella Costa!

      Juntos somos mais forte!
      https://www.facebook.com/groups/494789580627636/

      Excluir
    2. Ollaa!!! O meu filho tem tres mes e ele tem essa deficiencia g6pd mas onde eu moro ñ tem tods procedimento ki dar pra cuidar mas eu passo ele na pediatra de mes em mes em outra cidade.

      Excluir
  36. Olá meu nome é Hanny e descobrí que meu filho tem essa deficiência, ele está com 6 meses e vai começar a comer alimentos agora, dei banana para ele e ele teve reação, não sei se está ligada a deficiência mas ele ficou muito mal, vomitando e todo molinho,tô levando ele na hematologista gastropediatra e agora também em uma nutricionista, gostaria de receber essa lista de alimentos proibidos. meu e-mail é hanny_elly@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi existe uma página no facebook sobre a deficiência de g6pd, e tem um grupo também a página é Mães que cuidam - G6PD e o grupo é Mães G6PD

      Quem ainda não entrou no grupo Mães G6PD não fique de fora o Dr Sérgio hemato, esta nos ajudando no grupo, com muita paciência e dedicação tirando nossas duvidas! Nos nossos arquivos vc pode baixar alguns materiais bem esclarecedor! Também temos ajuda e apoio de uma Psicologa Clina a Dr Zingara, muito abençoada com suas sábias palavras de conforto e motivação, e a Farmacêutica Verônica, e a estudante de Fármaco Marcella Costa!

      Juntos somos mais forte!
      https://www.facebook.com/groups/494789580627636/

      Excluir
  37. ola meu nome ém Cleonice tenho 32 anos e descobri somente agora que tenho este problema, a minha medica me passou uma lista, mas com termos tecnicos que não ajuda muito nós
    Esta lista contem o que podemos tomar\ter com restrições e o que devemos evitar
    eu não tenho conta por isto estou entrando como anonimo meu email cleosenasilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. olá!!! meu nome é Selma, adotamos um menino, já faz quase um ano, se chama Enzo e o amamos muito e descobrimos que le tem deficiência de G6PD , ainda não entendi muito bem, mas tenho várias dúvidas, no começo, quando não sabíamos, logo que ele chegou, ficou bastante doente, mas agora , não mais, é um menino muito forte e espertíssimo... qto ao medicamentos não é tão difícil entender, mas qto a alimentação... sei de corantes, refrigerantes, feijão??? derivados de vagem , soja, açúcar refinado, ainda tenho muitas dúvidas... agradeço muito a ajuda
    muita paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi existe uma página no facebook sobre a deficiência de g6pd, e tem um grupo também a página é Mães que cuidam - G6PD e o grupo é Mães G6PD

      Quem ainda não entrou no grupo Mães G6PD não fique de fora o Dr Sérgio hemato, esta nos ajudando no grupo, com muita paciência e dedicação tirando nossas duvidas! Nos nossos arquivos vc pode baixar alguns materiais bem esclarecedor! Também temos ajuda e apoio de uma Psicologa Clina a Dr Zingara, muito abençoada com suas sábias palavras de conforto e motivação, e a Farmacêutica Verônica, e a estudante de Fármaco Marcella Costa!

      Juntos somos mais forte!
      https://www.facebook.com/groups/494789580627636/

      Excluir
  39. Oi meu bb tem g6pd e ainda ñ sei como lidar com isso ñ sei quais os remédios que posso dar ele tem a lista das coisas que ñ pode comer ou tomar mais fica muito complicado quando tenho que comprar remédios para ele pois tem muitos componentes que tem em remédios que eles ñ podem tomar, ñ sei ao certo que antibióticos ele pode tomar, Se alguém souber me diz ele é o Davi ele tem 4 meisinhos pfv me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi existe uma página no facebook sobre a deficiência de g6pd, e tem um grupo também a página é Mães que cuidam - G6PD e o grupo é Mães G6PD

      Quem ainda não entrou no grupo Mães G6PD não fique de fora o Dr Sérgio hemato, esta nos ajudando no grupo, com muita paciência e dedicação tirando nossas duvidas! Nos nossos arquivos vc pode baixar alguns materiais bem esclarecedor! Também temos ajuda e apoio de uma Psicologa Clina a Dr Zingara, muito abençoada com suas sábias palavras de conforto e motivação, e a Farmacêutica Verônica, e a estudante de Fármaco Marcella Costa!

      Juntos somos mais forte!
      https://www.facebook.com/groups/494789580627636/

      Excluir
  40. SEU BLOG E OTIMO TAMBEM ACABEI DE DESCOBRIR QUE MEU FILHO DE 1 ANO E 7 MESES TEM ESTA DEFICIENCIA SÓ TENHO AS INFORMAÇOES COLHIDAS NO SEU BLOG GOSTARIA TAMBEM DA LISTA DE REMEDIO E DE ALIMENTAÇAO AGUARDO RESPOSTA NO MEU EMAIL ELENII@TERRA.COM.BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi existe uma página no facebook sobre a deficiência de g6pd, e tem um grupo também a página é Mães que cuidam - G6PD e o grupo é Mães G6PD

      Quem ainda não entrou no grupo Mães G6PD não fique de fora o Dr Sérgio hemato, esta nos ajudando no grupo, com muita paciência e dedicação tirando nossas duvidas! Nos nossos arquivos vc pode baixar alguns materiais bem esclarecedor! Também temos ajuda e apoio de uma Psicologa Clina a Dr Zingara, muito abençoada com suas sábias palavras de conforto e motivação, e a Farmacêutica Verônica, e a estudante de Fármaco Marcella Costa!

      Juntos somos mais forte!
      https://www.facebook.com/groups/494789580627636/

      Excluir
  41. Boa tarde!
    tenho gemeos com g6pd,a vida dois e normal,gracas a deus,estou passando eles com a dr Renata no hosp ac camargo,ela e especialistA em g6, mas só passo com ela porque um deles tem hemangioma,como la tem a dr Heloisa que e especialista em hemangioma,sugeriu que eu passasse com a dr Renata que e da equipe dela, eles são saúdaveis,mais que os meus dois maiores que viviam em medicos,sem terem a g6,a APAE tem a lista que e otima,e so ligar e pedir para enviarem pro e-mail ,obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi existe uma página no facebook sobre a deficiência de g6pd, e tem um grupo também a página é Mães que cuidam - G6PD e o grupo é Mães G6PD

      Quem ainda não entrou no grupo Mães G6PD não fique de fora o Dr Sérgio hemato, esta nos ajudando no grupo, com muita paciência e dedicação tirando nossas duvidas! Nos nossos arquivos vc pode baixar alguns materiais bem esclarecedor! Também temos ajuda e apoio de uma Psicologa Clina a Dr Zingara, muito abençoada com suas sábias palavras de conforto e motivação, e a Farmacêutica Verônica, e a estudante de Fármaco Marcella Costa!

      Juntos somos mais forte!
      https://www.facebook.com/groups/494789580627636/

      Excluir
  42. Oi me chamo ninha,meu filho tem 4 meses e logo no começo descobrir essa deficiência através do teste do pezinho,agora passamos pela endocrinologista q deu alista dos medicamentos proibidos,mais queria ter a lista dos alimentos POR FAVOR QUEM TIVER ESSA LISTA DE ALIMENTOS MANDE PARA O MEU EMAIL DESESPERADA,ELE SENTE MUITAS COISA ninha _Sacramento27@Outlook.com

    ResponderExcluir
  43. Oiii meu filho Emanuel também tem essa deficiência de G6PD e agora também tem neuro bece ele sentir muitas dores só tem 5 aninhos

    ResponderExcluir
  44. Oiii meu filho Emanuel também tem essa deficiência de G6PD e agora também tem neuro bece ele sentir muitas dores só tem 5 aninhos

    ResponderExcluir
  45. Ola pessoal descobri que meu filho de 3 meses tem deficiencia de g6pd. como faço pra entrar no blog de g6pd? Para compartilharmos experiencias com vcs,assim estaremos ajudando muito umas as outras.
    Mas ja declaro a cura do meu filho
    Fico totalmente perdida em relação a medicamentos....no caso Remedio fersil e sulfato ferroso to dando e não sei se ele pode?? Fonte D também,a pediatra passou p ele.
    Abraços a todos...cura p nossos filhos

    ResponderExcluir
  46. Me passe o blog direitinho por favor

    ResponderExcluir
  47. Olá meu filho Kaio tem 8 meses e desde que fiz o teste do pezinho foi constatado a deficiencia de g6pd. O Hemeopata pediu para retornar os exames dele agora com 9 meses. Faço a alimentação saudavel mas fico muito preocupada. Maiores informações e novidades a disposição
    ramosbarbara2005@ig.com.br

    ResponderExcluir
  48. Olá meu filho Kaio tem 8 meses e desde que fiz o teste do pezinho foi constatado a deficiencia de g6pd. O Hemeopata pediu para retornar os exames dele agora com 9 meses. Faço a alimentação saudavel mas fico muito preocupada. Maiores informações e novidades a disposição
    ramosbarbara2005@ig.com.br

    ResponderExcluir
  49. Olá meu filho Kaio tem 8 meses e desde que fiz o teste do pezinho foi constatado a deficiencia de g6pd. O Hemeopata pediu para retornar os exames dele agora com 9 meses. Faço a alimentação saudavel mas fico muito preocupada. Maiores informações e novidades a disposição
    ramosbarbara2005@ig.com.br

    ResponderExcluir
  50. Ola tenho vinte e oito anos . tenho G6pd sofro muito quando vor nos hospitais pois tenho asma . broncopineomunia . senuziti .renite alergica . tenho que fazer uma cirurgia pra retirar uma hernia epigastica . tenho muito medo quando vou nos hospitais sempre levo uma carta com os nomes dos medicamentos que tenho alergia mais sempre desculbro uma nova alergia a algum medicamento isso se torna muito perigoso por que nunca sei como vai ser . sempre fico aflita na hora da medicasao . iu quando vou almocar fora pois tambem tenho alergia a alguns tipos de comidas . e a corantes vermelhos gostaria de saber si tem tratamento pra isso

    ResponderExcluir
  51. Ola mamães, me chamo Ana Lucia, e tenho um filho de 3 anos, ele teve ictericia, a G6PD foi diagnosticada no teste do pezinho, ele foi encaminhado pro hospital da criança para termos orientações e fazer o teste de sangue (pezinho) com dois aninhos, onde foi constatado que os nives ainda estavam altos, fomos encaminhados para uma alergista no HUB, ficamos ate meses atras antes dele completar 3 anos, pois a doutora nos mandou procurar o pediatra, caso ainda tenha algum sintoma grave que tenho fé que não terá, em nome de Jesus, que voltaremos a falar com ela. Meu filho já tomou refri sem ser de limão, e tenho observado agora que ele volta e meia anda com manchas avermelhadas no corpo, sera que é um sinal de hemolise? Quem é de Brasilia teremos um encontro no mês de outubro quem tiver interesse entre em contato comigo que peço pra adiciona no grupo do zap. Contato: 99291-2959

    ResponderExcluir
  52. oi sou Claudia, tenho uma filhinha com 11 meses a Iviny descobri a g6pd no teste do pesinho hoje vejo que ela é muito alérgica adoece facilmente gostaria de saber como alimentar ela pois quase todos os dias ela fica muito vermelha.

    ResponderExcluir
  53. oi sou Claudia, tenho uma filhinha com 11 meses a Iviny descobri a g6pd no teste do pesinho hoje vejo que ela é muito alérgica adoece facilmente gostaria de saber como alimentar ela pois quase todos os dias ela fica muito vermelha.

    ResponderExcluir
  54. Minha filha hoje me veio com uma história de que comeu bolinhas de naftalina, estou apavorada, não sei o que fazer. Ela tem três aninhos e tem deficiência de g6pd!

    ResponderExcluir
  55. alguem pode me ajudar com orietação de alimentação do meu filho ele tem G6PD

    ResponderExcluir