Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ele já come papinha veja as dicas...para iniciar



Ele já come papinha!!!

Já tem mais de 3 mês e meio que o Gustavo come papinha, primeiro começou com papinha de frutas e agora há dois meses e duas semanas ele começou almoçar.
É uma farra!!! E ele ama.
Eu e a Cidinha minha irmã que cuida dele preparamos as refeições bem sortidas. Todo dia é uma fruta diferente e na papinha salgada colocamos até quiabo... e ele ama!

Essa fase é muito gostosa e por eu começar a trabalhar foi antecipada.
Veja o que encontrei sobre o assunto e tem me orientado:


Você leu tudo o que encontrou por aí sobre bebês, ouviu os conselhos das amigas e os palpites dos familiares - todo mundo guarda uma dica especial para presentear as mães de primeira viagem. No entanto, em vez de ajudar, tanta informação acabou gerando ainda mais dúvidas. A alimentação da criança, por exemplo, é uma delas. Sabe-se que por volta dos 6 meses é chegada a hora de o pequeno provar os primeiros alimentos sólidos - sem deixar de lado as mamadas, claro. Mas a verdade é que ninguém explica direito como fazer, por onde começar e o que evitar. Pedimos uma mãozinha ao pediatra e nutrólogo Fábio Ancona Lopez, da Universidade Federal de São Paulo, para detalhar o que deve ser feito na hora de oferecer ao filho a alimentação complementar ao aleitamento.

Confira abaixo o passo-a-passo:

1. Comece pelas frutas

A primeira novidade no menu do pequeno são os sucos naturais de frutas. Dê preferência às cítricas, como laranja, limão e acerola, que são ricas em vitamina C. Fábio Ancona Lopez dá a dica: "A laranja-lima costuma ter mais aceitação". Mas vale também misturar frutas e bater o suco com cenoura ou tomate, por exemplo. Segundo o especialista, os líquidos devem ser oferecidos entre as mamadas da manhã. Se o bebê mama às 8h e às 11h, o suco entra lá pelas 9h. A bebida pode ser servida em uma colher, um copinho ou, em último caso, uma mamadeira. A quantidade é bem pequena - cerca de 20 ou 30 mililitros - e varia de pequeno para pequeno.Atenção: não se preocupe se o bebê fizer cara feia ou recusar o líquido. Muitas vezes, a criança só vai aceitar o novo alimento depois da décima tentativa de apresentação. Assim, se ela não beber o suco hoje, tente novamente no dia seguinte.



2. A vez da papinha doce


Cerca de 10 a 15 dias depois de incluir o suco na vida do seu filho, já é hora de acrescentar um lanche no cardápio dele, antes da mamada da tarde. E aí, não tem segredo. Banana amassada, maçã raspada, mamão... "O ideal é apresentar um alimento de cada vez e, só depois, misturá-los", orienta o nutrólogo. Dessa forma, ele aprende a diferenciar os sabores. Aviso: procure respeitar a vontade e o apetite do pequeno. Não insista mais de três vezes se ele virar o rosto e deixe que ele interaja com os alimentos. Lambuzar a roupa e tudo o que estiver em volta faz parte desse período de iniciação à vida de gourmet. "Comida não é remédio. Não tem dose nem hora exatas", lembra Fábio Ancona Lopez.



3. Meu primeiro almoço


Um mês de papinhas doces e a criança está apta a degustar sabores salgados. Aqui vai uma receita básica e nutritiva de almoço, que pode entrar na rotina do bebê por volta do meio-dia: - Refogue 50 ou 100 gramas de carne, frango ou fígado em óleo vegetal. - Coloque temperos leves, como cebola, cebolinha, salsinha e uma pitada de sal. - Acrescente água e dois ou três tipos de vegetais. O ideal é misturar uma folha, uma raiz e um legume. Exemplo: agrião, mandioquinha e cenoura. - Cozinhe até ficar quase seco. - Amasse com o garfo e ofereça à criança. Não bata no liquidificador, para que os alimentos não percam as fibras. Se os pedaços de carne ficarem muito grandes, você pode batê-los sozinhos e depois colocar de volta no prato. - Dê uma fruta como sobremesa Lembrete: logo após o almoço, evite oferecer leite. Nessa hora, ele prejudica a absorção do ferro de alimentos como a carne.

4. Hora do jantar


Espere entre duas e quatro semanas para preparar o primeiro jantar do bebê. Ele será praticamente igual ao almoço, mas agora a criança pode também comer grãos como arroz, feijão e lentilha. Ao final de todo esse percurso, seu filho deverá mamar três vezes ao dia (de manhã, à tarde e à noite), além de fazer as refeições elencadas acima. "Se a criança toma fórmulas especiais em vez do leite materno, o esquema pode ser antecipado. Não é preciso esperar até o 6º mês", afirma Fábio Ancona Lopez. Economize tempo: cozinhe cerca de quatro porções de uma só vez. É só congelar e você terá comida para a semana inteira. Para armazenar, não se esqueça de ferver o recipiente - inclusive a tampa e a colher que será usada. Coloque alimento até a boca do pote, para que não entre ar. Use uma bacia de gelo para resfriar e depois congele.
Gente uma boa alimentação para um filho saudavél.

Com a alimentação saudavel seu filho dorme bem e tem um bom crescimento e seu intestino passa a funcionar melhor...
O Gustavo não gosta regeita o danoninho pois a partir desta semana eu inicio com a sobremesa depois do almoço.
Não insisti pois por ser algo artificial deixa isso pra mais tarde quando ele já tiver entendendo. Agora com sete meses acho melhor uma sobremesa mais rica em vitaminas e bem natural.
Se tiver alguma dúvida estou aqui para tentar te ajudar...bjo

Banho no bebê - Como fazer a coisa certa.



Olá Meninas!!!
Estou com um monte de amigas grávidas e algumas com bebezinhos bem novinhos (glória à Deus!!!). Por isso tenho conversado mais sobre recém nascidos e me deu vontade de postar sobre algumas coisas que são fundamentais saber antes mesmo até de se preparar para ser mamãe. Como dar o banho de forma certa e segura. Eu tive muito medo de dar banho no Gustavo quando ele nasceu. Por falta de ter me preparado fui dar o primeiro banho nele com mais de 20 dias de nascido. Eu tinha medo de não fazer a coisa certa, de machucar ele. Daí minhas irmas que dava ou minha Mãe.
Lendo sobre isso na net, achei dicas no hot site da Huggies, que aliás recomendo para todas as mamães lerem, é bem instrutivo e conhece bem nossos desafios.


Vai ai 6 principais passos para dar banho no bebê recém nascido:




Passo 1: prepare a banheira: encha-a com cerca de 5 a 7 cm de água, quantidade suficiente para alcançar o início do umbigo do bebê. Coloqueto cotovelo ou a pele do antebraço na água para se certificar de que a temperatura está morna e não quente.


Passo 2: tire a roupa do bebê e limpe o bumbum com algodão
umedecido em água morna





Passo 3: passe a sua mão esquerda por trás das costas do bebê, fechando a sua mão embaixo do braço esquerdo dele. Segure o bumbum e a coxa com a mão direita e coloque-o lentamente na banheira.




Passo 4: Use a mão direita para ensaboá-lo, enquanto a esquerda continua segurando-o. Passe a sua mão direita molhada no rosto do bebê. Jogue um pouco de água nos cabelos e lave-o com o sabonete neutro. Penda a cabeça dele para trás e enxágue o cabelo.




Passo 5: ensaboe o pescoço, as axilas, o peito, a barriga, os órgãos genitais e as pernas. Não se esqueça da parte de trás das orelhas, do coto ou do umbigo e do espacinho entre os dedos (mãos e pés).





Passo 6: com a mão direita, vire o bebê, deixando o peito dele apoiado no seu braço esquerdo. Lave as costas, as pernas e as solas dos pés. Por último, limpe o bumbum. Tire o bebê da água e enxugue-o bem.

Obs. Deixe tudo organizado antes de colocar o bebe no banho.Nada de deixa-lo sozinho para pegar algo que esqueceu.
Evite corrente de ar na hora do banho.
É tão gostoso dar banho é uma esperiencia sua e unica ...lembre-se da banho no seu bebe você mesma seu bebe não vai ser pequenino pra vida toda e esses banhosinhos com todo cuidado é um momento muito especial da mamae.Não de essa função para ninguém.

























Banho de balde


Uma amiga me pediu para eu postar sobre o banho de balde

Dar banho no bebê em um balde não é uma coisa totalmente nova, nossas mães já nos colocavam em baldes e bacias em dias de muito calor, mas o que já está virando mania entre as mamães de todo o mundo é dar banho em recém-nascidos, começou lá fora e está vindo com tudo para o Brasil. Pode até parecer moda passageira, mas especialistas garantem que a criança se sente mais confortável e segura no balde devido ao formato semelhante ao útero materno. E eu acho que faz bastante sentido.

A proposta dessa modalidade de banho é de dar a sensação de parecer um banho de ofurô bem confortável, mas existem mais vantagens que simplesmente a simulação do útero, existem benefícios tangíveis. Segundo especialistas o banho no balde ajuda o bebê a relaxar, reduz as cólicas nos recém-nascidos e ainda deixa as noites de sono mais tranquilas.
Eu fiz a experiencia e aprovei o Gustavo era muito choram dava esse banho e fazia com a coberta um rolinho e colocava em volta dele pronto essa criança parou de chorar...Se sentiu confortado como se estivesse no meu utero.
veja

Amor de mãe


Filho meu, não sei se conseguirei ser a Mãe que você merece e deseja, mas a promessa que eu te faço é que tentarei todos os dias da minha vida ser uma Mãe consciente, dedicada, e que acima de tudo respeite seu espaço (porque isso é difícil). Me esforçarei de sobremaneira para corresponder o carinho, o amor e tudo de bom que sua presença me traz todos os dias. Pra mim você é o maior presente de Deus, com você minha vida tem cor, tem som, tem sabor Filho!!!




Obrigada à Deus e à você!


Eu sempre vou te amar... por toda a minha vida vou te amar...

Promessas de mãe


"Quando você me olha com seu olhos enormes, buscando um abraço, um beijo, um carinho, conforto e segurança, meu coração se inunda de alegria. Imediatamente me aproximo, certa de que você precisa de mim para tudo. Tenho um prazer enorme em abraçá-lo, protegê-lo e alimentá-lo. Ao satisfazer as suas necessidades, eu me sinto completa. Mas preciso lembrar constantemente que este papel será desempenhado por pouco tempo. Você tem o seu próprio caminho a percorrer: um botão que irá desabrochar e se tornar um lindo rapaz.Sei que chegará o momento em que você não virá a mim para satisfazer as suas necessidades, um tempo em que buscará suas próprias respostas, um tempo em que sairá pelo mundo colecionando tesouros. Sei que terei que deixá-lo partir e aceitar que você já está maduro o suficiente para tomar suas próprias decisões. Prometo que vou permitir que você vá com liberdade para crescer e tornar-se um ser completo. Mas se você precisar do meu apoio, do meu abraço e do meu sorriso, sabe que poderá contar sempre comigo. Estarei sempre disponível para você. Às vezes será difícil me conter, mas prometo respeitar a sua liberdade e dar-lhe asas para voar livremente com confiança, alegria e segurança

quinta-feira, 8 de abril de 2010

pascoa Abril 2010


Meu final de semana foi assim maravilhoso...
Passei parte do feriado com minha mae foi ótimo e a pascoa na casa da minha irmã adotiva Creusa...Minha irmã, mae e amiga foi ótimo...Fui a missa e comi bastante ovos de pascoa com meu filhote veja ccomo o Gustavo aproveitou a pascoa...

Mensagem linda ...Lição de vida

LEI DO CAMINHÃO DE LIXO
Um belo dia peguei um táxi e fui direto para o aeroporto.
Estávamos rodando na faixa certa quando de repente, um carro preto saiu do acostamento
na nossa frente. O motorista do táxi pisou no freio, deslizou e escapou por pouco.
O motorista do outro carro sacudiu a cabeça, começou a gritar, gesticular e a xingar para chamar a nossa atenção. O motorista do táxi apenas sorriu e acenou para o indivíduo estressado. Eu quero dizer que ele o fez bastante amigavelmente.
Assim perguntei:
'Porque você fez isto? Este cara quase destroi o seu carro e nos coloca em risco de morte.'
Foi quando o motorista do táxi me ensinou o que eu agora chamo de 'Lei do Caminhão de Lixo'.
Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por aí carregadas de frustrações, raiva e desapontamento. À medida em que suas pilhas crescem, elas precisam descarregar todo este lixo e às vezes sobra prá gente.
Então..........Apenas sorria, acene, deseja-lhe o melhor e siga em frente.
Não pegue o lixo de frustrados para não espalhar, seja no trabalho, em casa ou na rua com inocentes.
O princípio é que pessoas bem resolvidas, educadas, não deixam os caminhões de lixo dos outros contaminar o dia a dia. A vida é muito curta para conviver com remorsos e frustrações.
Assim ame as pessoas que te tratam bem, procure amar também aquelas
que não te querem bem, ore e peça a Deus por elas. A vida é dez por cento do que você faz dela e noventa a maneira como você a percebe.
Tenham um finalde semana abençoado, livrando-se de todo o lixo que vem involuntariamente!